Como aprender inglês assistindo a séries

Em todo o mundo cada um de nós está, de uma forma ou de outra, em maior ou menor grau, em isolamento por causa das circunstâncias ocasionadas pelo coronavírus. Isso acarreta uma quantidade enorme de horas livres, não é mesmo?

Olhando pelo lado positivo, é uma excelente oportunidade para fazermos aquilo que sempre andávamos adiando, tais como: estudar, aprender uma habilidade nova, reciclar conhecimentos. E que tal finalmente começar a aprender inglês ou, para quem já sabe, aprimorar o vocabulário e a pronúncia? Não precisa ser sofrido. Você pode, por exemplo, unir o útil ao agradável e aprender inglês assistindo a séries, suas favoritas, pela tv, celular ou note.

Mas, atenção, não é em um passe de mágica que isso vai acontecer! Se engana quem acredita que basta assistir a uma temporada inteira e já ficará fluente na Língua Inglesa. Pelo contrário, vai ser preciso muito compromisso com a tarefa, além de persistência e paciência!

Para facilitar a caminhada, seguem algumas dicas preciosas para você aproveitar ao máximo esse recurso:

#1 – Qual(is) tema(s) mais lhe interessa(m)?

Em primeiro lugar, não adianta escolher um tema que você detesta, mas que ouviu falar que é ótimo. Quando a pessoa se força a assistir uma série sobre “zumbis” e não é fã, por exemplo, é certo que irá desistir.

Há uma grande oferta de seriados, por isso, melhor escolher um que tenha a ver com seus gostos, interesses e necessidades. Evite, no entanto, os que possuem vocabulário muito técnico ou específico, pois, a não ser que esteja justamente procurando por isso, alguns termos podem ser extremamente difíceis de entender e assimilar.

#2 – Gosta de legendas ou prefere sem elas?

Neste quesito você terá que ser bem sincero consigo mesmo para decidir qual a melhor opção. Vai depender basicamente do seu nível de conhecimento (iniciante, nível médio ou avançado) e das ferramentas com as quais aprende com mais facilidade. Eu, particularmente, uso as seguintes estratégias:

– Quando quero testar “listening comprehension” (compreensão auditiva) – deixo SEM legenda nenhuma. (Atenção: se você está começando a aprender agora, optar por não usar as legendas não vai fazer com que aprenda mais rápido!)

– Quando quero reforçar o uso correto da gramática – deixo COM legenda em INGLÊS.

– Quando quero aprender mais vocabulário e expressões típicas do cotidiano – deixo COM legenda em PORTUGUÊS.

#3 – Assista às séries com um caderninho ao lado

É preciso anotar tudo: dúvidas para tirar depois, palavras e expressões aprendidas, etc. Pare o filme, volte, quantas vezes forem necessárias. Não há como adquirir um idioma se você não for sistemático com esse aprendizado. Aliás, uma excelente tática é rever os episódios mais de uma vez (pode ser primeiro com legenda e depois sem ela, se preferir). E definir uma regra: um ou dois episódios, no máximo, mas todos os dias. Como eu disse, simplesmente assistir à série não fará com que você obtenha êxito.

#4 – Defina claramente suas expectativas

Entenda que é preciso se permitir dar um passo de cada vez. Não estabeleça para si mesmo expectativas irreais. Primeiro tente entender o contexto geral da série (do que se trata, quem são os personagens, onde se passa). Depois, experimente entender o conteúdo de pequenos diálogos. Certifique-se de não se ater a palavras isoladas, para não gerar ansiedade e pausar sua compreensão como um todo. Enfim, deixe-se levar por uma verdadeira imersão no idioma sem precisar sair do sofá de casa!

#5 – Por que séries e não filmes?

E porque não filmes ao invés de séries? Não é que eles não sirvam também, mas filmes são mais longos e cansativos. Séries são curtinhas, em episódios, e geralmente tem uma linguagem mais leve, menos rebuscada. Além disso, causam uma certa dependência (boa) para que se queira sempre saber o que vai acontecer depois. E assim você não desiste fácil!

#6 – Escolha as mais adequadas aos seus propósitos

Dependendo do seu interesse e nível do conhecimento na língua, há séries mais adequadas e outras menos. E, como esse recurso de aprender inglês assistindo a séries já vem sendo explorado faz tempo, algumas delas já são bastante conhecidas do público. Veja as sugestões que preparei:

  • Iniciantes: o ideal são as chamadas “sitcoms (situation comedies)”, ou seja, comédias de situação curtinhas, de aproximadamente 30 minutos de duração. Geralmente elas não têm muitos personagens e há muitos diálogos. Assim, dá tempo de acostumar com sotaque, estilo e velocidade na qual os personagens falam. As mais famosas são: Friends The Good Place How I Met Your Mother / Gilmore Girls / Modern Family
  • Nível intermediário: nesse estágio já dá para explorar os chamados TV shows, que são séries com episódios um pouco mais longos. Os mais indicados são: Demolidor / The Flash  Agents of Shield / Lost / The Big Bang Theory This is us
  • Nível avançado: para estes, o ideal são aquelas séries com linguagem mais estudada, sotaques diversos, com temas mais específicos, do tipo que envolvem política, medicina ou até que se passam em épocas e lugares distantes de nossa realidade. Essas costumam ser indicadas para quem já está ficando bem craque no inglês: The Politician Outlander / Orphan Black / Once Upon a Time / Downtown Abbey 

Dica final

Finalmente, é importante não deixar de explicar que caso esteja expatriada e sua língua “adotada” não seja o inglês, não se preocupe. Essas dicas servem para qualquer idioma. É só não deixar de colocar o som na versão que você deseja aprender!

E, agora que você já sabe que é possível aprender inglês assistindo a séries, pode planejar todos os seus passos rumo à dupla DIVERSÃO + CONHECIMENTO. Antes, prepare um balde de pipoca! Depois me conta como foi a experiência! Divirta-se!

Kátia Galvão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s